segunda-feira, 26 de abril de 2010
As provas de Aferição
Nos próximos dias 5 e 7 de Maio, de manhã, serão realizadas por todos os alunos
matriculados nos 4.º e 6.º anos de escolaridade provas de aferição de Língua Portuguesa
e de Matemática.
Ambas as provas têm a duração de 100 minutos, repartidos por dois períodos de
50 minutos, separados por um intervalo de 20 minutos.
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA – 2.º Ciclo
A prova, enquanto instrumento de avaliação de aferição, tem por referência as competências
específicas da disciplina de Língua Portuguesa apresentadas no documento Currículo Nacional
do Ensino Básico – Competências Essenciais e o programa em vigor. A prova centra-se, assim,
em três competências: compreensão da leitura, conhecimento explícito da língua e expressão
escrita.
No que se refere à compreensão da leitura, as questões apresentadas visam desencadear
respostas indicadoras do desempenho dos alunos, a diferentes níveis: (i) detecção/reutilização
da informação veiculada pelo texto; (ii) descoberta de sentidos implícitos; (iii) explicitação de
relações representadas no texto; (iv) apropriação do sentido global do texto.
Em relação ao conhecimento explícito da língua, as questões incidem na identificação e
utilização de estruturas gramaticais, bem como em dimensões funcionais do seu uso.
Quanto à expressão escrita, a prova inclui propostas distintas. Na 1.ª Parte solicita-se uma
resposta de natureza compositiva. Na 2.ª Parte propõe-se a elaboração de um texto, a ser
apreciado atendendo aos seguintes parâmetros: formato, tema e textualização.
Material a utilizar
Os alunos usam, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével azul ou
preta.
Lápis, borracha e apara-lápis só podem ser usados no rascunho.
Não é permitido o uso de corrector.
PROVA DE MATEMÁTICA − 2.º Ciclo
A prova, enquanto instrumento de aferição, tem por referência os aspectos da competência
Matemática apresentados no documento Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências
Essenciais, o programa em vigor e o novo programa que se encontra em fase de experimentação.
Pretende-se avaliar os seguintes aspectos:
o conhecimento e a compreensão de conceitos e procedimentos matemáticos;
a capacidade de resolver problemas matemáticos;
a capacidade de raciocinar matematicamente;
a capacidade de comunicar matematicamente;
tendo por base as seguintes áreas temáticas:
números e cálculo;
geometria;
estatística e probabilidades;
álgebra e funções.
A prova é constituída, essencialmente, por itens de resposta curta, de escolha múltipla, de
completamento e de resposta aberta.
Material a utilizar
Os alunos, para a realização da prova, necessitam de:
caneta ou esferográfica de tinta indelével azul ou preta;
lápis;
borracha;
apara-lápis;
régua graduada;
compasso;
calculadora.
Não é permitido o uso de corrector.
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